DEVOCIONAL DIÁRIO

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Superando as Dificuldades




UM POUCO DE AZEITE PAGA UMA GRANDE DÍVIDA - II Reis 4. 1 – 7
Temos sido desafiados nestes últimos dias a dar o verdadeiro valor às pequenas coisas, aos pequenos começos, aos pequenos detalhes. Assim como um excelente perfume, ou, um veneno não precisa de grandes quantidades para provar sua eficácia; a Bíblia tem estupendas riquezas em pequenos textos e este é um deles. Elizeu estava no auge do exercício de seu ministério quando uma mulher foi encontrar-se com ele a fim de ter sua situação resolvida. Seu marido havia morrido deixando uma dívida a ser saudada. O credor estabeleceu que se ela não quitasse a dívida, levaria seus dois filhos como pagamento da dívida. Veja que situação horrível. Já havia perdido o marido, agora estava na eminência de perder seus dois filhos. O diabo sempre virá para matar, roubar e destruir. Além de ter morrido, aquele marido ficaria sem ser lembrado de forma prazerosa, pois sempre a viúva lembraria que era por causa de uma dívida deixada por ele que iria ficar sem seus filhos.

ATITUDES QUE NOS FAZEM SUPERAR AS DIFICULDADES

1. FALE DA DIFICULDADE A PESSOA CERTA
A mulher deste texto tinha perdido o marido, que havia lhe deixado uma dívida um pouco alta para seus recursos, sendo assim os credores estavam buscando resolver esta dívida levando os filhos para trabalharem como escravos. Esta mulher perdeu o marido, perdeu a condição de se sustentar, estava na iminência de perder os filhos.
O diabo tem uma estratégia terrível: fazer com que à gente conte nossos dramas pra o maior número de pessoas possível, mas nunca pra pessoa certa. O texto diz que a mulher era viúva de um profeta, também diz que havia um grupo de profetas, mas mesmo assim ela não foi procurar qualquer um deles, ela foi a um que tinha relacionamento com Deus à cima de qualquer suspeita. Um homem que cria que Deus pode todas as coisas. Deus tem colocado um ‘Elizeu’ sobre sua vida: seus pastores, seus líderes. É necessário que você procure-os para que a benção que vem do Senhor o alcance.


2. VALORIZE O POUCO QUE TENS



O homem ou mulher que Deus levanta sempre vai indagar: Qual é o seu pequeno começo? O pequeno começo daquela mulher era um jarro pequeno de azeite. Infelizmente, a ingratidão tem feito com que muitas pessoas dêem um diagnóstico mentiroso da sua situação. “Ah, não posso nada; não tenho nada, não estou com nada, e etc...” Este é o diagnóstico do fracasso. Talvez você diga: Meu sonho é uma fabrica de confecções. Aí eu pergunto: o que você tem? Você deve responder: Tenho uma máquina de costura simples. Seja fiel no pouco que sobre o muito Jesus o colocará.
- Havia uma possibilidade dentro do ponto de vista desta mulher, pois quando não falta o azeite (unção) tudo pode ser resolvido. 

Na vida do crente o que não pode faltar é a unção de Deus, que neste texto é simbolizado pelo óleo. Na Bíblia o azeite é símbolo da “Unção”, assim como o profeta Eliseu multiplicou o azeite desta mulher devemos pedir a Deus a multiplicação da nossa unção, porque o que não pode faltar em nossa vida é a “unção de Deus”.
Quando não falta a unção os filhos não são engolidos pela escravidão, v.1. As dívidas desta mulher estavam para transformar seus filhos em escravos, na época era o costume para que as dívidas fossem pagas. Pode parecer cruel, mas era o costume.

3. EVIDENCIE SUA FÉ AOS OUTROS, PARA QUE CREIAM EM DEUS.vs.3-4



A mulher foi desafiada a pegar emprestadas muitas vasilhas vazias. Com certeza seus visinhos indagaram-na: Por quê? . E ela teve a oportunidade de contar que estava obedecendo a um comando do homem de Deus. Elizeu não tinha dúvidas de que Deus poderia resolver a situação. Ela deveria crer pra ver. Todos querem ver pra crer, mas Deus quer que você creia pra ver. Nuca se sabe a quantidade de azeite. Pois o que determina a quantidade de seu milagre é a qualidade de sua obediência. Quantas vasilhas você colocar diante de Deus, Ele vai encher.
Tão somente creia, pois Deus é o mesmo ontem, hoje e o é eternamente.

A única coisa que lhe restava era um pouco de azeite. A grande verdade é que sempre se tem um pouco de azeite, sempre existe um pouco de unção na vida do crente, o que não pode acontecer é a unção ficar parada. Unção parada não resolve nada. Quando essa mulher obedeceu ao profeta Eliseu e fez o azeite fluir de seu recipiente para as muitas vasilhas o azeite se multiplicou.
A unção multiplicada impede a escravidão de tomar nossos filhos, pois com a venda do azeite esta mulher pagou a dívida e livrou seus filhos de um destino cruel. Quando você quiser libertação para seus filhos lembre-se, você precisa colocar tua unção em movimento, unção parada não traz libertação.
Quando não falta unção as dívidas são pagas, v.7. O ser humano já nasce com dívidas espirituais por causa do pecado de Adão, e todo pecado é legalidade para o diabo agir. Nós temos dois tipos especiais de dívidas, a dívida espiritual e a emocional. A espiritual já nascemos com ela, mas a emocional adquirimos com o tempo se não resolvemos a nossa história a medida que ela acontece.
Quando existe dívida existe cobrador, e no caso de dívida espiritual o cobrador é o diabo.
Quando não falta a unção a prosperidade acha causa pra chegar, v. 7. A unção multiplicada pela palavra do profeta na vida desta mulher trouxe, além do pagamento da dívida, sobra de caixa para ela e seus filhos viverem bem com a venda do azeite. Quando a unção entra em operação a prosperidade vem, porque a prosperidade é atraída pela unção de Deus em nossas vidas.