DEVOCIONAL DIÁRIO

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

VITÓRIA...ONDE ESTA?

Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37)
Ninguém gosta de perder! O desejo de ganhar e de conquistar está no nosso sangue. Vivemos buscando o sucesso na vida e criamos nossos filhos para serem vencedores. Julgamos-nos preparados (e programados) para ganhar, mas raramente sabemos lidar com a realidade das perdas. Por isso, o texto de Paulo em Romanos 8.37 é muito atraente. Lemos de peito aberto: “somos mais que vencedores”. 
Mas como entender isso quando o médico diagnostica o câncer, ou quando o casamento termina em divórcio, ou ainda quando aquele filhinho querido e tão carinhoso cresce, se torna um desconhecido e se perde em amizades perigosas? Como ler em Paulo que somos mais que vencedores quando somos demitidos do emprego, as dívidas se acumulam como uma grande bola de neve e precisamos viver da bondade e do socorro de parentes e amigos?
Quando lemos Romanos 8, porém, descobrimos que Paulo está falando de algo muito superior. Temos que olhar além do horizonte, acima da situação, aliás, a força da expressão “somos mais que vencedores” está justamente no contexto imediatamente anterior, quando Paulo fala de “tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada”, e ainda diz que “somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados ovelhas para o matadouro” (vs.35-36). Aí, então, ele afirma que “em todas estas coisas (ou seja, apesar delas), somos mais que vencedores”.
A verdadeira vitória, aquilo que nos torna mais que vencedores, esta totalmente ligado ao amor de DEUS, “Quem nos separará do amor de Cristo?” (v.35). “…somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Nossa maior vitória não tem a ver com sucesso profissional, prosperidade financeira, sorte no amor etc., mas com a certeza do amor de Deus por nós. Saber que somos amados e aceitos por Deus, imerecidamente, apesar do pecado que habita em nós, e que ninguém e nada pode nos tirar isso, é o que nos leva a exclamar, com toda convicção: “somos mais que vencedores”. 
Amados temos que ter plena convicção que o amor de Deus é tão grande e incondicional que “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do futuro, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (vs.38,39).
Vivemos em um mundo onde o conceito de vitória está relacionado com resultados. Quem chegar primeiro, é o vencedor! 
E quem vai chegar em primeiro será quem for o melhor, o mais preparado, o mais forte, o mais inteligente, o mais esperto, o mais… Nem sempre queridos, o conceito de vitória não tem a ver com um resultado produzido pela nossa própria capacidade pessoal, mas com o fato de que Deus nos ama gratuitamente. Não somos mais que vencedores por alguma conquista pessoal, mas porque Deus “nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Co 15.57). Assim, Paulo também diz: “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo” (2Co 2.14).
Vivemos num mundo que nos impõe tantas perdas, as palavras de Paulo são como uma luz na escuridão. Saber que, apesar de nossas perdas, fracassos, limitações e incompetências, podemos ser “mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” nos liberta da ganancia dessa competitividade que o mundo de hoje nos impõe. Quando vemos os outros e a nós mesmos do ponto de vista do amor de Deus, ficamos seguros o suficiente para não depender de reconhecimentos e elogios, bem como para evitar a inveja e a cobiça...

"QUE POSSAMOS PERMANECER NO AMOR DE CRISTO QUE NOS GARANTE A VITÓRIA"

Deus nos abençoe.