DEVOCIONAL DIÁRIO

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A Paz que excede todo o entendimento


Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Na nossa caminhada por este mundo nos ocorrem muitas situações aflitivas. Jesus já nos havia alertado, quando disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. (João 16 : 33).

Neste texto o Senhor Jesus nos afirma que enfrentaríamos tribulações, mas nos garantiu que nEle teríamos paz, apesar dessas aflições, porque Ele é vencedor e estando com Ele também seremos.
 
O Cristão não deve temer as batalhas que terá pela frente, pois ao seu lado está o Deus que tudo pode.

O que é uma paz que excede a TODO entendimento?
Nossa relação com Deus, através de Jesus, não pode se basear no entendimento natural, seja nosso, seja de algum outro, no que diz respeito a nossa relação com o Pai. Também não se pode basear pelo racionalismo, pois tudo em Cristo é pela fé, é crer nas palavras que Jesus nos deixou.
Romanos 5:1 TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
Ao termos paz com Deus, não é necessário mais culpas, medos, temores. Afinal, TEMOS paz com Deus e não da forma como entendemos, mas a partir da visão de Jesus, que é a paz que definitivamente, EXCEDE a todos os entendimentos. Por nossa conta própria, não teríamos paz com Deus de uma forma constante, pois acharíamos que ela seria consequência de um “fazer algo”, de uma boa ação, de um bom comportamento, o que então, seria uma barganha.
Descanse, Deus deixou Sua paz através de Jesus e, por isso, você, se receber este entendimento de forma viva em sua mente e seu coração, ira se regozijar NELE, se alegrará e tudo que fizer será pela motivação correta: o amor, e este é o maior de todos os mandamentos.

 
Outro texto bíblico que nos deixa tranqüilos ao enfrentarmos situações difíceis é o encontrado na Carta de Paulo aos Romanos, quando diz: "e sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."(Romanos 8 : 28).

No último mês que se passou eu tive que enfrentar uma situação muito difícel, mas o Senhor providenciou a saída.

Este episódio, por outro lado, apesar de aflitivo, trouxe-me lições importantes e fez-me tomar decisões necessárias. Deus permitiu que ocorresse para o meu próprio bem e o da minha família.

Ficou mais uma vez comprovado que todas as coisas, mesmo as que são desagradáveis, se são permitidas por Deus, têm um propósito bom, por que Ele é justo, compassivo, misericordioso, poderoso, e sabe melhor do que nós o caminho que devemos seguir.
 
ORAÇÃO

Obrigado, Senhor, porque pela tua intervenção em minha vida, providenciando situações em que sou posto a prova, e nos quais tu tens um propósito para me fazer crescer e me aproximar mais de Ti. Obrigado, meu Deus, porque tu zelas por mim, e do mesmo modo que permites a luta, Tu também me concedes a força, o conforto, a paz para o enfrentamento da situação aflitiva e ao final sei que Tu tens um propósito em tudo o que advém aos teus filhos.
Obrigado por Tu haveres colocado pessoas como anjos para me ajudar. Obrigado porque Tu me amas. Em nome de Jesus eu faço esta oração. Amém.

Até mais na alegria de Cristo Jesus que nos reconciliou com o Pai!