DEVOCIONAL DIÁRIO

domingo, 13 de novembro de 2011

...EU TENHO VITÓRIA EM CRISTO...♥

  • O alvo de Deus para o cristão é que sua vida seja sempre ascendente, satisfatória e vitoriosa.
  • É necessário e importante que os que servem a Deus ou militam na obra do Senhor observem esta proposta e comparem sua vida com esta realidade.
  • Não fomos chamados para uma vida de altos e baixos e nem para viver de sentimentos ou métodos pré-determinados ou, ainda, basearmos nossa vida nas situações que se nos apresentam.

Assim sendo, vejamos o que é preciso fazer para vencer os conflitos.

Limpar, renovar a mente e as emoções

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus", Rm 12: 1-2.
Para superar os conflitos que a vida nos apresenta é fundamental a aplicação desta orientação que o apostolo Paulo nos apresenta:
Avaliar e posicionar nossa vida em relação à vontade de Deus.
Aprender a viver e pensar como Deus pensa a nosso respeito.
Enfrentando com fé as pressões da vida secular e da sociedade moderna.

Existe, no mundo moderno, uma série de dispositivos que podem impedir-nos de usufruir o bem-estar que a perfeita vontade de Deus opera em nossas vidas. Podemos chamá-la de tríade da modernidade: são a fadiga, o desânimo e o stress.
Estes chamados males da modernidade têm afetado de uma forma permanente as pessoas, tanto na sociedade como também os que militam na obra de Deus. 



Podemos enfrentá-los, aplicando um método prático e que sempre será muito eficaz:

Fortalecendo e dinamizando a nossa vida de comunhão com Deus.

As fraquezas, as deficiências, as incertezas e as aflições da vida necessitam ser trocadas por um maior espaço aberto a Deus em nosso coração. A vida e a história dos homens de Deus servem-nos de exemplo para superarmos as carências da vida moderna:
Enoque optou por andar com Deus em seus dias.
Abraão fez de Deus o seu melhor amigo.
Noé tomou Deus por seu referencial de vida em sociedade.
Moisés, comissionado por Deus, trouxe justiça e liberdade a seu povo escravizado na metrópole de então.
Davi, um homem que venceu e conquistou seus inimigos por estar sempre em sintonia com o coração de Deus.
 Buscando um relacionamento de total  dependência do Espírito Santo - Jo 14: 16-17.
O Espírito Santo tem a capacidade de restaurar e nutrir nossa vida, ainda que esteja em frangalhos.
O Espírito Santo nos aparelha como instrumentos poderosos nas mãos de Deus.
Nossos talentos, capacidade natural e dons especiais estarão aperfeiçoados e à disposição de Deus e seu serviço mediante a renovação do Espírito Santo em nossas vidas.
O Espírito necessita apenas de nosso consentimento para realizar em nós o querer e o fazer, conforme a vontade de Deus para as nossas vidas - Ap. 3: 20.

Aperfeiçoar os princípios elementares da vida cristã
 

Valorizando da leitura e aplicação prática da Palavra de Deus:
Aprender a viver no dia-a-dia os ensinos da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus é fonte de conhecimento e revelação de uma vida eficaz e vitoriosa, demonstrando ao homem uma forma segura e agradável de se viver.
A Palavra de Deus determina a forma de se vencer e superar as dificuldades da vida moderna e os percalços do dia-a-dia, Jo: 31- 32.

Tendo vida de comunhão e oração:
Este é o meio de se obter força, coragem e determinação para as mudanças e decisões exigidas na vida moderna, Mc 11: 24.

Vivendo na dependência total de Deus:
Ao invés de viver por nossa capacidade, inteligência, força própria ou entusiasmo natural, devemos aprender a depender de Deus e sua graça para vencermos no dia-a-dia.
Nunca se considere auto-suficiente. Deus se agrada quando buscamos seu auxilio e nos colocamos sob suas orientações.
Deus deve sempre ter a última Palavra, Dt 3: 3. Cultive o hábito de viver sempre debaixo da autoridade e submissão ao Senhorio de Cristo.
Nunca se esqueça de que o maior no Reino de Deus é sempre o que tem o coração de servo, mesmo que estando em evidencia ou posição de comando.
Com Deus é bem diferente da sociedade. Não existe posição maior ou cargo mais elevado e sim posições diferenciadas com mais ou menos responsabilidade recebidas.

Existem muitos outros princípios que poderiam ser considerados. Contudo, se observarmos estes, já estaremos dando grande contribuição e ajudando-nos a melhor viver a vida cristã e a superar as crises e conflitos que a vida moderna apresenta.
 Na verdade, precisamos da intimidade com o Pai, a qual nos dará novos padrões de vida e comportamento, pois nos abrirá os olhos para a sua Palavra, e nos dará força, sim, poder do seu Espírito. A confissão diária é o grande ponto, andar na luz de Deus e sua Palavra é o processo diário de comunhão com o Pai e o Filho (1 Jo 1.3). Assim, andaremos em direção à luz, e cada vez mais longe das trevas. E, assim, nossos sonhos, e propósitos vão se tornando realidade, porque a graça e poder de Deus vão operando em nós, muito mais do que tudo que pedimos ou pensamos.