DEVOCIONAL DIÁRIO

segunda-feira, 25 de abril de 2011

FERRO SE AGUÇA COM FERRO

(Provérbios 27:17 )Como o ferro com ferro se aguça (1) , assim o homem afia o rosto do seu amigo.

Vamos analisar esse provérbio!

A) Não se afia uma faca sem que haja um mesmo elemento chocando um com o outro.

O maior desafio que Deus tem conosco é afiar nosso CARÁTER,PENSAMENTOS ou nossa VIDA ESPIRITUAL ! Para isso Ele vai usar um elemento com a mesma o maior rigidez e resistência que nos para afiar a espada que somos na mão do Senhor dos exercito!















B) As facas usadas com o tempo perdem sua eficácia!

Existem fase nas nossas vidas onde Deus permite certos “encontros” de pessoas que foram usadas para forjar o nosso caráter Cristã. Que sejam experiências boas ou ruim! Veja o exemplo de DAVID .

Mesmo sendo aprovado por Deus desde sua jovem idade devido a sua fé, Davi precisou passar por AFINAÇÕES,AGUÇAMENTOS e AJUSTES para chegar a ser aquilo que Deus queria que ele fosse.

1- Deus usou os irmaos de David (1 Sam 17.8) Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?

Alguem ja se sentiu humilhado sem nenhuma causa ? Tenho percebido e mesmo experimentado pessoalmente que a unçao de intrepidez incomoda muitas pessoas. Para alguns,ela é interpretada como uma forma de auto-segurança e excesso orgulho.













A tendencia delas sera se opor a essa unçao,humilhando o irmao.Voce é victima desse tipo de perceguiçoes ?

De uma certa forma,quem recebeu uma unçao de ousadia pode (se nao cuidar) cair na armadilha.Deus usara irmaos,familhares para trabalhar em voce!

2- Deus usou SAUL para afiar o CARÁTER de David!

Nao precisa expor as inumeras tentativas de Saul para derrubar Davi perseguindo-o injustamente com espirito invejoso. Reparam que quando Davi foi Rei,este nunca cometeu os mesmos erros de Saul ! Ate os dias de hoje,Davi deve estar agradecendo o Senhor por tudo o que passou. Davi foi o Rei Davi (em parte) pela arma de ferro de Saul aguçada pelo Eterno com a sua permissao.

C) Reparam que apos afiar uma faca com a outra,ha deposito de residuos de ferro que caem da faca.

(Lao-Tse) disse: Para alcançar conhecimento,adicione coisas todos os dias,para alcançar sabedoria,elimina coisas todos os dias.

Quando Deus quer acrescentar coisas em nos,frequentemente,Ele tira de nos ou se for necessario,arranca de nos. Afiar-se contra pensamentos, ou convicçoes firmes que Deus confronta em nos ,causarao perdas do nosso EU,e certamente,muitas Faiscas!













Conclusao : Quem se isola evitando faiscas,jamais mudara porque o ferro se aguça com o ferro. Melhor é ser aguçado pelo instrumento (situaçao ou pessoa) que Deus usa,que se isolar “evitando problemas “ e Deus usar sua espada perigosa e temivel para me mudar!

UMA ATITUDE PARA HOJE:

Pai,eu me submeto ao teu tratamento mesmo se ainda nao estou entendendo.Nao preciso entender as coisas para saber que estas comigo.Se tenho que PERDER para GANHAR entao aceito com alegria.Nao vou deixar de me relacionar com as pessoas,igrejas,pastores e amigos em nome de Jesus.Amem.