DEVOCIONAL DIÁRIO

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MOLDADOS POR DEUS


...mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos. Is 64:8
Esse versículo tão conhecido sempre foi fonte de inspiração para mensagens que objetivam tratar de questões sobre o caráter do cristão em conformidade com o caráter de Cristo e também para composições musicais, como a que eu aprendi já há algum tempo atrás, cuja letra demonstra um profundo desejo de ser moldado por Deus e de permanecer nesses moldes.
Nem sempre no primeiro momento, mas já tenho por hábito instintivo meditar naquilo que costumo cantar e ouvir e não foi diferente com essa canção através da qual Deus falou ao meu coração e que agora compartilho com você.
Você já deve ter visto a argila sendo moldada naquelas peças giratórias, específicas pra isso. 
Dependendo do uso das mãos e da velocidade com que a roda vai girando, a argila vai assumindo diferentes formas e detalhes. Eu considero bastante interessante essa técnica milenar que exige extrema habilidade do oleiro.

Quando Deus se põe a nos moldar, ante ao nosso sincero desejo, Ele tem uma medida determinada, um molde a seguir, pois sabe exatamente tudo o que nos falta e tudo que precisa ser eliminado, então... é um pouquinho de barro aqui onde falta por exemplo tolerância, mais outro pouquinho ali onde falta humildade, e outro tanto aqui onde é preciso submissão... já em outra parte vão sendo retirados excessos como ansiedade, impulsividade, vaidade...e assim vamos nós sendo moldados até que nosso caráter atinja o formato que Ele deseja, a "medida e estatura completa de Cristo" (Efésios 4:13). Este trabalho de modelagem é uma ação em conjunto com Deus porque precisamos permitir, nos entregar nas mãos daquele que nos formou e nos conhece melhor que ninguém. 
Não poderia então haver melhor Oleiro, no entanto quanto mais fora de seus moldes estivermos, mais trabalho lhe daremos e mais doloroso poderá nos ser.
A canção que me serviu de inspiração termina com uma promessa que foi o eixo da minha reflexão: "Nos teus moldes pra sempre permanecerei". Aqui se inicia outra ação: permanecer nos moldes. Ao contrário da que citei no parágrafo anterior, esta é uma ação unicamente nossa e determinante para validar o trabalho do Oleiro. Uma criança que levou longo tempo esculpindo um castelo na areia com certeza ficará muito magoada se alguém passar correndo e desmanchar toda a sua obra. Quem nunca teve que redigitar todo um trabalho porque de alguma forma perdeu os dados? 
Creio que ninguém fica feliz em ver desfeito algo que tenha feito com tanto amor e dedicação, com nosso Pai, nosso Oleiro, também ocorre o mesmo sentimento. "Permanecer nos moldes" é permanecer naquilo que Ele, o Oleiro já moldou, já ajustou, já nivelou em nosso modo de agir, de pensar, de falar e de sentir. Evidentemente, como imperfeitos que somos, com certeza estaremos sempre sendo moldados, estaremos sempre em aprendizado, se assim desejarmos e permitirmos, mas...que não seja pelas mesmas coisas sempre e sempre!! 
Para permanecermos nos moldes não podemos permanecer nos mesmos erros, pense nisso!!
Oro para que o Espírito Santo me conduza continuamente a recordar tudo que Deus já trabalhou em minha vida pra que eu atingisse alguns formatos desejáveis por Ele, para que eu mesma não venha anular todo o seu trabalho a ponto do vaso ter que ser todo refeito! Só se desmancha um trabalho se ele estiver tão danificado que não há meios de consertá-lo, sendo a solução somente refazê-lo não é?!
Para finalizar gostaria que você meditasse em suas escolhas, assim como eu fiz. Nossas escolhas têm total ligação com aquilo que Deus deseja moldar em nós. Talvez alguns dos propósitos de Deus para sua vida ainda não se cumpriram porque você ainda não esta pronto, ainda não está dentro dos moldes necessários para lidar com aquilo que tanto almeja e, portanto Ele esta somente aguardando que esse momento chegue para lhe entregar o que já tem reservado. Pode ser também que você não tenha nem sequer dado o primeiro passo se entregando em Suas mãos para ser moldado.
O que você tem almejado ou do que você já desistiu de conquistar achando que Deus não deseja abençoá-lo? Pode ser um emprego novo ou um cargo de melhor salário, pode ser um casamento, um filho, um ministério... Independente de qual seja seu alvo, ele pode requerer de você muito mais que o conhecimento e a metodologia que você domina, muito mais que a experiência e o preparo que você acredita serem suficientes, e sim, prioritariamente, habilidades e características inerentes ao comportamento e à sabedoria que não é, nem de longe, parente da inteligência. Escolha se preparar, entregando-se à Deus para ser moldado. 
Deus é onisciente e sabe que seus filhos podem sofrer consequencias devastadoras e frustrantes não somente pra si, mas para a(s) parte(s) envolvida(s) também, se receberem aquilo que ainda não estão prontos para receber. No entanto, tome cuidado... não culpe a Deus se você resolver fazer as coisas do seu jeito e esteja também preparado para colher os frutos ("... aquilo que o homem semear, isto também ceifará." Gl 6:7)
Também saímos dos moldes de Deus quando permitimos que a nossa vontade prevaleça sobre a dEle, subestimando assim todo o trabalho do Oleiro. Não se esqueça de duas palavrinhas que são capazes de por tudo a perder: o uso do velho "livre arbítrio" e que pode mudar toda uma história. Muitas vezes a história que Deus escreve para nós é mudada pelas nossas escolhas e nisso Ele não interfere. Como Pai Amoroso que é, Ele nos ensina, nos mostra as ciladas, mas mesmo com toda a Sua Autoridade e Domínio sobre toda a Sua criação, Ele nos confere o direito de escolha. 
Ele deseja ser o dono da nossa história, desde que o convidemos a conduzi-la e nos submetamos a ser moldados por Ele. Reflita sobre isso e escolha ser moldado por Deus em todas as áreas de sua vida e de permanecer nos seus moldes pra sempre...porque o Seu principal propósito é que nossa alma não se perca para que venhamos estar com Ele por toda a eternidade.
"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera...Mas, agora, ó Senhor, tu és o nosso oleiro e todos nós, obra das tuas mãos" Isaías 64:4;8