DEVOCIONAL DIÁRIO

terça-feira, 30 de agosto de 2011

A autoestima e a vida cristã


Vocês… são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz IPe 2:9.
O que você pensa sobre você? Quais os sentimentos que possui sobre si mesmo?
A autoestima é um sentimento que nutrimos a respeito de nós mesmos. Costumamos chamar de alta autoestima quando esse sentimento é bom (eu gosto de mim) e baixa autoestima quando esse sentimento é ruim (não gosto de mim, tenho pensamentos ruins sobre mim).
Nossa autoestima e nosso autoconceito (o que pensamos de nós mesmos) são construídos ao longo de nossas vidas. Aquilo que fazemos e o resultado do que fazemos, como as pessoas nos vêem, o que falam para nós sobre nós mesmos, como nos tratam, os ideais de comportamento e estética da sociedade… tudo isso tem participação na construção de nossa autoestima.
Muitas pessoas enfrentam dificuldades na vida devido a uma autoestima baixa. Outros, devido a essas dificuldades, começam a produzir uma baixa autoestima. O fato é que não vivemos em um mundo perfeito, e estamos suscetíveis a termos problemas de autoestima!
Como podemos ter problema de autoestima em nossa vida cristã??
Grande parte dos problemas de autoestima que as pessoas enfrentam estão relacionados aos “modelos” que eles desejam seguir. É comum, por exemplo, ver mulheres com baixa autoestima porque não têm o corpo das mulheres que são instituídas como padrões de beleza.
Transpondo essa idéia para nossa vida espiritual, quem é nosso modelo a ser seguido? Cristo Jesus!!! Somos parecidos com esse modelo ou estamos tão distante dele quanto algumas mulheres estão dos padrões de beleza instituídos socialmente?


Como nosso Salvador, achamo-nos neste mundo para servir a Deus. Aqui nos achamos a fim de nos tornarmos semelhantes a Ele no caráter, revelando-O ao mundo mediante uma vida de serviço. Para sermos colaboradores Seus, para sermos semelhantes a Ele, e Lhe revelarmos o caráter, precisamos conhecê-Lo direito. Cumpre-nos conhecê-Lo tal como Ele Se revela a Si mesmo. 

Devo ter baixa estima espiritual porque não estou de acordo com os ideais divinos? Não. Devo na verdade reconhecer quão dependente sou de Deus, o quanto preciso do poder de Seu Santo Espírito, para ter um caráter mais semelhante ao de Jesus. Devo reconhecer que o sacrifício de Cristo Jesus diz o quanto sou valiosa para Ele, e a opinião dEle é importante o suficiente para me fazer feliz! E grata pelo Seu sacrifício, e a graça que me é oferecida, devo me colocar inteiramente em Suas mãos, para que meu caráter seja moldado de acordo com este modelo.
As pessoas sofrem de baixa autoestima no mundo, porque além de não atenderem aos padrões socialmente estabelecidos, não sabem ou não têm condições de chegar a atender a esses padrões. Em nossa vida espiritual não é diferente!! Sozinhos, não temos a menor chance de atingir ao elevado padrão que nos é posto por modelo, mas ungidos com o Espírito de Deus, produziremos o fruto do espírito, que é a revelação de um caráter mais semelhante ao de Jesus!

Não estamos sozinhos! Não precisamos lutar com nossas próprias forças! Temos um Deus poderoso à nossa disposição, que deseja moldar-nos e aperfeiçoar-nos. A questão é: eu quero ser moldada por Ele?
Perdemos muitas e ricas bênçãos porque negligenciamos buscar o Senhor com coração humilde. Quando formos a Ele com coração sincero, pedindo-Lhe que revele nossos defeitos, Ele nos mostrará um quadro verdadeiro de nós mesmos, refletido no espelho de Sua Palavra. Então, tendo nos visto como Deus nos vê, não saímos esquecidos de que tipo de pessoas somos. Vamos estudar cuidadosamente os traços defeituosos de nosso caráter e buscar graça para torná-los semelhantes ao padrão apresentado na Palavra de Deus”.
Ore diariamente pedindo a Deus o batismo do Espírito Santo. Com o Espírito de Deus atuando em nossas vidas, poderemos viver a vida cristã que Deus deseja que vivamos!
Deus nos abençoe!!