DEVOCIONAL DIÁRIO

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

AMAR DE VERDADE!

(João 21:15) E depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Para entendermos esse versículo, precisamos estudar as palavras que Jesus usa quando fala sobre o tipo de amor que espera de Pedro, e na verdade, de todos nos!
As duas primeiras vezes que Jesus Lhe pergunta acerca do seu amor por Ele, Jesus usa a palavra ÁGAPE ou AGAPAO que significa um amor incondicional. Em outras palavras,Jesus queria saber se Pedro o ama mais do que todas as coisas, mais do que ele mesmo, mas do que a sua propria vida!
Pedro responde duas vezes:”Sim, Senhor, tu sabes que te amo.
O amor que Pedro se refere aqui é o amor Phileo, que é um amor que se limita ao afeto , independente de ação.
Pelo menos Pedro foi aqui mais humilde nas suas declarações e foi sinceiro naquilo que sentia pelo mestre. As suas atitude de negá-lo mostraram que tipo de amor habitava dentro dele.
Quantas vezes eu falei ”mecanicamente” ou escuto ministro de louvor falando no púlpito:” Fala para Deus que você o ama! ” E a maioria, gritam tal declaração sem pesar a profundidade dessa palavra!
Veja o que Jesus disse ao seguir:
18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.“
Quando Pedro era mais moço (imaturo, criança na fé), Jesus disse que Pedro andava por onde ele queria (segundo sua própria vontade) mas velho (maturo, adulto e completo espiritualmente), Pedro renunciaria a sua própria vontade para viver uma vida segunda a vontade de Deus!
Pedro passou de um AMOR PHILEO (amor emocional, limitado, egoísta, humano e sem ação) para um AMOR ÁGAPE (amor incondicional e divino).
Você pode não amar a Deus do jeito que Ele gostaria mas profetizo que você vai chegar lá!
Para chegarmos a esse amor incondicional precisamos em primeiro lugar darmos conta dos verdadeiros sentimentos que habitam dentro de nós por Jesus!
O AMOR é totalmente ligado a atitude e ações que confirmem se esse amor é ÁGAPE ou PHILEO !
Você anda ainda segundo a sua vontade?
Quantas vezes Deus precisa Lhe repetir as coisas que deves fazer?
É tão sacrificial assim fazer o que é justo?
Existe um limite naquilo que você pode dar a Deus acerca daquilo que Ele pede para você dar?
Pensa, esse amor é condicionado em que? Troca por uma benção? Um milagre?
Quem sabe , você esta saciado financeiramente o suficiente para pensar até o dia de hoje que não precisa mais buscar a presença de Deus porque chegou naquilo que queria!
Saiba que o perfeito amor que Deus espera de você é INCONDICIONAL e não é baseado em impulsos emocionais e decisões que não passam de fogo de palha!

UMA ORAÇÃO PARA HOJE :
Senhor, quero ser honesto e coerente com aquilo que sinto por ti e não simular um amor que não é verdadeiro. Me ajuda a chegar lá! Faz me passar por situações que me farão crecer, revelando-me a realidade do meu interior.
Quero te amar mais e te entrego o meu coração. Lhe dou a total liberdade de tirar e desfazer de dentro de mim tudo aquilo que divide esse amor. Em nome de Jesus. Amem.