DEVOCIONAL DIÁRIO

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A ESPERANÇA CRISTÃ NÃO MORRE

Na cultura brasileira existe um dito popular, que diz: "A esperança é a última que morre". Na verdade, este dito contraria o princípio bíblico de I Coríntios 13:13, que nos assegura que a esperança não morre, mas permanece para sempre.
É bem verdade que muitas vezes passamos por situações difíceis para as quais parece não haver mais esperança... “Situações conforme as quais nos sentimos num beco sem saída”. 
Nessas horas de tribulação, de provação e, até mesmo, de angústia e desespero, as dificuldades parecem ser maiores que nós, e temos a sensação de derrota, fracasso, insuficiência e sem esperança.
Foi assim com Jairo, quando recebeu a notícia de que era tarde demais, sua única filha havia morrido, e já não valia a pena Jesus ir até ela (Marcos 5:35). Foi assim com Marta, quando seu irmão Lázaro adoeceu e morreu quatro dias antes de Jesus chegar a Betânia (João 11:17). Foi assim com Jó, quando ele perdeu tudo o que tinha - bens, filhos e filhas, saúde, reputação (Jó 1 e 2) - numa sucessão de perdas, o que levou até mesmo sua esposa e seus amigos se voltaram contra ele.
Todavia, ainda mesmo nessas ocasiões tão sombrias, a guerra não está perdida. 
É bem possível que ao longo de nossa caminhada com Deus, percamos algumas batalhas, mas nunca a guerra! O nosso general é Cristo, é Ele quem peleja por nós e nos dá a vitória. Jesus Cristo - a esperança da glória! É Nele que devemos colocar a nossa expectativa e a nossa fé! Assim como Jairo, Marta e Jó, precisamos depositar nossa confiança no Senhor, crer que nem tudo está perdido e, apesar de todas as adversidades, "Ainda há esperança". "Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como planta nova" (Jó 14: 7 - 9)
Sim, devemos crer que ao cheiro das águas, viverá e dará frutos! Uma pequena fé num Deus Grande... apoiada na promessa de que "seremos como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo dá o seu fruto, cuja folhagem não murcha, e tudo quanto fizermos será bem sucedido" (Salmo 1:3).
O Senhor está no controle. Ele tem um plano e, assim como afirmou a Jairo, hoje Ele diz a você e a mim: "Não tenhas medo, confia em mim". Crer é confiar firmemente. E Jesus ordenou à filha de Jairo que se levantasse, e a menina logo saltou e começou a andar. "Ainda há esperança!" Marta sabia disso quando declarou: "Senhor, se cá estivesses, o meu irmão não teria morrido. "Mas eu sei que mesmo agora não é tarde demais, pois tudo o que pedirdes a Deus, Ele te dará" (João 11:20).

Há um propósito para todas as coisas, inclusive para as nossas provações. Portanto, "Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus" (Salmo 46:10). O Senhor quer inverter as adversidades em bênçãos, para nós e para outros. Quando analisa sua vida, Jó conclui que tudo o que lhe aconteceu contribuiu para que tivesse maior intimidade com Deus: “antes eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem" (Jó 42:5). E o Senhor restaurou a sorte de Jó e restituiu-lhe em dobro tudo o que possuía.
Portanto, meu amado irmão (ã) não se dê por vencido (a), "ainda há esperança"...logo você entenderá o propósito de Deus para esta hora. “Entrega o teu caminho ao Senhor confie Nele, e o mais Ele fará.”
Deus o abençoe grandemente em sua caminhada cristã, permanecendo firme na esperança da glória.








Por Rev. Liberato adaptado Por Neiva Silva