DEVOCIONAL DIÁRIO

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

É Necessário Morrer...


É Necessário Morrer!

Em verdade, em verdade vos digo; se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.
Assim Jesus compartilha com Filipe e André no texto de João 12:24, a parábola da sua morte. 
Sabemos que esta era a última semana de Jesus antes da crucificação; é a semana da entrada triunfal, os gregos estão chegando para a festa e Jesus usa esta simples parábola para nos revelar grandes verdades espirituais.
...se o grão de trigo...
Assim como em outras parábolas, Jesus sempre usou as coisas simples, usa um simples grão, algo que ninguém dá muita importância, jogado e arrastado pelo vento, lançado de todos os lados, pouco conhecido enquanto grão, a não ser pelo agricultor, sem passar pela mão dele nunca deixaria de ser grão.
...caindo na terra; e morrer...
É quando a diferença aparece, o mestre das parábolas nos revela quando deixamos de ser um simples grão.
Portanto é necessário morrer para viver, este é o grande mistério revelado nessa parábola, o processo de mutação e transformação do grão. Ao cair no solo ele precisa morrer, ele literalmente apodrece, a sua casca cai e o grão se rompe esse é o processo de renúncia, abnegação e humilhação necessário para que o grão deixe de ser aquele simples grão.
A morte vai revelar a vida que existe dentro dele. Os valores que existem dentro de nós vão aparecer quando morrermos para o mal, matarmos o "velho Adão, renunciar e abnegar de certas coisas que atrapalham a nossa vida espiritual. O grão só vai brotar revelando que fruto e árvore a qual pertence quando morrer.
...se não morrer fica ele só.
Esse é o risco que corremos diariamente, o risco de ficar só. Passar anos e anos e nunca poder descobrir que tipo de fruto pertence, nunca poder ser uma árvore, não passar de um grão que nunca germinou, por não querer renunciar ou abnegar o seus próprios desejos. 
Muitos estão como que no armazém, na gaveta ou no armário empacotados, e nunca terão a oportunidade de germinar e frutificar.
Somos chamados por Deus para crescer e dar frutos com o objetivo de que o nosso fruto permaneça, foi isso que Jesus nos falou.
A germinação sempre será um processo difícil e muitas vezes doloroso mas necessário. Para que o grão se multiplique em muitos outros grãos e possa assim alimentar muitos com intuito de não ficar só.
Por tanto não murmure do processo deixe o agricultor trabalhar a fim de que sejas semeado, cresça e possa servir de sombra a alimento para todos a sua volta.

"Se faz necessário, sacrificar o nosso próprio eu, para que Cristo viva em nós, em tempos de individualidades, poucos ousam a se referir a Deus trate-me como tenho tratado o meu próximo. a caminhada com Deus não é fácil, mas é totalmente gratificante, pois é Deus em sua infinita misericórdia que nos acolhe e nos capacita a cada dia. Que possamos refletir a todos os momentos no grande amor de Cristo por nós e que possamos nos levantar como soldados, e dizer Senhor EIS-ME AQUI"